No atual momento em que o país vive, onde muitas pessoas investiram ou vão investir em um negócio próprio e começar sua jornada empreendedora. E isso é muito bom, pois a maior parte da economia gira por conta de pequenos negócios. Mas é recomendável que antes de abrir seu próprio negócio e começar a empreender observe algumas questões como público alvo e comunicação por exemplo, mesmo que seja um pequeno negócio.
É preciso alguns passos antes de dar o start em seu negócio de produto ou serviço é importante ter atenção em aspectos nesse momento. Independente do tamanho e de quanto você irá investir é importante observar a demanda de mercado, se existem clientes em sua região, se for negócio local, e vale também para o digital. Isso para quem possui poucos recursos e não tem capital de giro para se sustentar por meses.
É fundamental um plano de negócios, que certamente será a forma que poderá enxergar o seu empreendimento de forma macro. E com isso, além de outras informações poderá conhecer quem são seus concorrentes e quem é seu público alvo através de pesquisa.
Ter essas respostas antes de iniciar vai te ajudar na tomada de decisão e te mostra qual caminho a seguir. As vezes o que temos em mente não é o que vai acontecer na prática. O que adianta ter um bom produto se esta comunicando para o público errado.
Um bom exemplo que podemos utilizar são os dos startups que seguem de maneira geral meio que uma regra para pôr seu produto/serviço no mercado. Onde primeiro validão a ideia, validão as hipóteses, testam e só aí lançam o produto.
O fato de muitos pequenos negócios quebrarem antes dos primeiros anos segundo o SEBRAE se dá pela falta de planejamento e estratégia na execução. Ainda que seja um pequeno negócio de bairro, é importante pensar em todas as etapas de um negócio ainda que escala menor em relação a grandes negócios.
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