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COMO INICIAR UM NEGÓCIO DIGITAL

Muitos negócios no Brasil ainda não possuem uma presença online, mas vivemos um processo de aceleração em novos negócios digitais, onde se estima um aumento de 40% novos negócios de comércios virtuais.

A era digital tende a evoluir cada vez mais. E se você já empreende ou deseja empreender não pode deixar de acompanhar todas essas mudanças nas novas formas, tanto de divulgação e venda de produtos/serviços online, e se atualizar para fazer parte desse universo virtual.

Veremos aqui neste artigo como alguém pode começar a empreender digitalmente a partir de algo que já faça em um negócio físico ou para alguém que deseja iniciar a em sua jornada empreendedora.

Precisamos entender que os processos de compra e venda, oferta e demanda, não mudaram. O que mudou foi o ambiente onde isso acontece, onde antes você sairia de sua casa ou ligaria para pesquisar preço ou adquirir certo tipo de produto. Mas esse processo mudou com surgimento de novas tecnologias, a as oferta de produto/serviço vem até nós  por meio dos canais digitais que vem surgindo com internet.

Para quem não sabe por onde começar 

Existem vários caminhos, mas vamos pelo prático e básico. 

Então vejamos o que pode ser feito para iniciar um negócio online, e aqui vão alguns aspectos:

Primeiro - É óbvio que você precisa estar online. O acesso a internet é condição fundamental para você iniciar sua jornada no comércio, seja através de um computador ou de um telefone celular. Tanto para postar seus produtos quanto para interagir com seu público.

Segundo - Já em um ambiente virtual, onde você vai oferecer esse produto/serviço, é necessário criar uma conta/perfil em redes sociais ou um site de marketing place. Lembre-se de inserir seus dados de contato, formas de entrega, descrição clara de valores e descrição claro do produto.

Ex. Facebook, Instagram, mercado livre, Olx entre outros.

Terceiro - Conta já configurada? É hora de ofertar seus produtos e cadastrá-los nas redes. A imagem é muito importante para a comunicação com seu público. Dependendo da sua situação, se desejar uma imagem profissional, busque ajuda de serviços de Design Gráfico, onde certamente irá melhorar o layout das suas divulgações e até mesmo criar catálogos online onde você possa ofertar via Whatsapp. Algo que sugiro também é que busque no Google como fazer fotos para produtos digitais. E assim, veja a melhor forma de fotografar seus produtos. 

E é isso basicamente que você para dar o start nas vendas online e oferecer a pessoas interessadas em seus produtos ou serviços.

Para quem já possui um negócio físico

E você que já tem um negócio físico e nenhuma presença online, mas que pode fazer um investimento maior para migrar para o digital, sugerimos um caminho onde possa avançar um pouco mais com por exemplo em uma criação de um site, que possibilitará que sua empresa seja encontrada quando alguém buscar o que você oferece, seja produto ou serviço. 

Crie perfil comercial nas redes sociais onde você interagir com seus stakeholders. E invista em Google Ads e Facebook ads por exemplo, onde você consegue construir um direcionamento da sua publicidade para pessoas interessadas em seu produto. E assim, busque por uma agência de marketing digital para te ajudar nesse momento para juntos poderem planejar e criar as estratégias para melhor desenvolvimento desse processo.

Os investimentos em publicidade também é necessário no universo virtual que diferente da forma de marketing tradicional, o marketing digital você consegue direcionar o seus conteúdo ao se público alvo. 

A publicidade tradicional como rádio, TV, jornal e outros você faz de forma para todos verem, embora direcionado para seu público. No digital existe a possibilidade do Custo por Mil – CPM, custo por clique - CPC e outros, onde você só paga se houver interação com o seu anúncio, o que gera melhores resultados em relação ao valor do seu investimento.

Esse é um resumo do que você pode fazer para iniciar seu negócio online neste universo virtual. É um ambiente muito amplo e com espaço para todos negociarem. E a partir do instante que você iniciar, começará a ver novas oportunidades e estratégias, mas lembre-se que por menor que seja o negócio é preciso primeiramente planejamento estratégico dependendo da sua situação até mesmo uma pesquisa de mercado. 

Mais para frente iremos publicar sobre plano de negócio que pode ajudar muito no desenvolvimento inicial do seu negócio.

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Juan Pablo

CEO & Founder da Agência Prospectus. Publicitário e especialista em marketing digital.

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